Design sem nome(2).png

Sobre a especialidade

A infectologia é uma área médica especializada no diagnóstico e tratamento de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos. Seu principal objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar infecções que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, como a gripe, pneumonia, tuberculose, dengue, malária, HIV/AIDS, entre outras.

As áreas de atuação da infectologia são diversas e incluem a epidemiologia, que estuda a distribuição e os fatores de risco das doenças infecciosas em populações; a imunologia, que se dedica ao estudo das defesas do organismo contra as infecções; a microbiologia, que analisa os microrganismos causadores das doenças; e a terapêutica, que busca desenvolver tratamentos eficazes contra as infecções.

Além disso, os infectologistas também desempenham um papel importante na prevenção de doenças infecciosas, por meio da promoção da vacinação, da educação sobre medidas de higiene e da orientação sobre comportamentos saudáveis.

Saiba quando procurar um infectologista

hiv-aids-5-450x347.jpg

Tratamento da PVHA

A infecção pelo HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento que evita o desenvolvimento da aids. Chamado de terapia antirretroviral, o tratamento, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das PVHA e no combate a transmissão.

Check up e Prevenção Combinada

Estratégias de prevenção que faz uso combinado de intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais aplicadas no nível dos indivíduos, de suas relações e dos grupos sociais a que pertencem, mediante ações que considerem suas necessidades e especificidades, e as formas de transmissão das doenças.

shutterstock_773995387_1_widexl_edited.jpg

Tratamento de ISTs e Hepatites virais

As ISTs são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. O tratamento das ISTs e hepatites virais melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

medicinadoviajante.jpg

Prevenção de doenças ao viajar

Existe uma série de cuidados que o viajante deve tomar para evitar doenças. O infectologista prepara o viajante para que ele possa se divertir ou realizar seu trabalho, ou estudo durante a viagem e retornar, com o menor risco possível de adoecer.

febre_caes_2.jpeg

Doenças febris aguda

São inúmeras as doenças que podem causar febre, são exemplos de algumas delas:

• Dengue / Zika Chikungunya

• Malária

• Rubéola / Sarampo / Exantema súbito

• Mononucleose infecciosa

• Influenza / Covid-19

oms-divulga-novas-recomendacoes-para-evitar-infeccoes-cirurgicas2.jpg

Infecções do sítio cirúrgico

São infecções ocorridas no local do procedimento cirúrgico podendo estar relacionada a procedimentos cirúrgicos, com ou sem colocação de próteses, em pacientes internados e ambulatoriais. A ISC pode exigir tratamento adicional e/ou prolongado.