Rastreio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Atualizado: 2 de set. de 2023

As infecções sexualmente transmissíveis, muitas vezes chamadas de ISTs, são infecções transmitidas durante o sexo. A maioria das ISTs são causadas por bactérias ou vírus.

As ISTs mais comuns incluem:

• Clamídia

• Gonorreia

• Mycoplasma genitalium

• Herpes genital

• Verrugas genitais

• Hepatite B

• Sífilis

• Tricomoníase

• HIV

Muitas dessas infecções podem ser transmitidas através de qualquer tipo de sexo. Isso inclui não apenas sexo vaginal ou anal, mas também sexo oral e outras praticas sexuais. O HIV e a hepatite B também podem ser transmitidos de outras maneiras, como a exposição a sangue.

A hepatite A e a hepatite C são outros tipos de vírus da hepatite. Eles geralmente são transmitidos de outras maneiras, mas também podem ser transmitidos através do sexo.

O vírus Zika geralmente é transmitido por meio de picadas de mosquito. Mas também pode ser transmitido através do sexo.

A triagem de ISTs inclui uma série de testes especifico. As ISTs geralmente não causam nenhum sintoma. As pessoas podem ter alguma ISTs e não saber. É isso que torna a triagem tão importante.

As pessoas em risco de contrair alguma ISTs devem ser examinadas, mesmo que não apresentem sintomas e se sintam bem. Por exemplo, você pode estar em risco de clamídia se tiver relações sexuais desprotegidas com um novo parceiro. A triagem para clamídia oferece diagnostico precoce e tratamento em tempo oportuno, evitando complicações e reduzindo o risco de transmissão a outros (as) parceiros (as).

Existem diferentes tipos de testes que detectam as diferentes infecções. Muitas ISTs podem ser diagnosticadas através da coleta de sangue ou urina.

Diferentes testes de triagem são apropriados para pessoas diferentes, dependendo de seu gênero e hábitos sexuais.

• Todas as pessoas (incluindo adolescentes) devem ser testadas pelo menos uma vez para o HIV;

• Todas as mulheres com menos de 25 anos, com vida sexual ativa, devem realizar pesquisa para gonorreia e clamídia anualmente;

• Homens que fazem sexo com homens (HSH) devem realizar pesquisa para HIV, sífilis, clamídia e gonorreia, pelo menos uma vez por ano. Também devem ser rastreados pelo menos uma vez para hepatite A, B e C;

• As mulheres grávidas devem realizar pesquisa para sífilis, HIV, hepatite B e C, e zika, durante o pré-natal;

• Todas as pessoas infectadas pelo HIV devem ser rastreadas pelo menos uma vez para hepatite A, B e C. Também devem realizar, pelo menos uma vez por ano, exames para sífilis, clamídia e gonorreia. As mulheres infectadas pelo HIV devem ser rastreadas pelo menos uma vez por ano para tricomonas;

• Pessoas transgênero e de gênero diverso devem ser rastreadas com base em sua anatomia e hábitos sexuais.

A lista acima inclui algumas diretrizes gerais, mas algumas pessoas podem precisar de outros testes de triagem, dependendo de seus hábitos sexuais e outros fatores. Se não tiver a certeza se deve ser rastreado e para quê, aconselhe-se com o seu médico ou enfermeiro.

Em geral, fique atento a qualquer coceira, ardência, feridas ou corrimento genital. Mas esteja ciente de que muitas ISTs não causam nenhum sintoma. A melhor maneira de saber com certeza se você tem uma ISTs é fazendo o exame.

O tratamento certo depende do tipo de ISTs, mas podem incluir antibióticos ou antivirais. O tratamento pode curar a infecção ou evitar que evolua para formas graves. Também pode reduzir a chance de transmissão para outras pessoas.

Não há uma maneira definitiva de prevenir todas as ISTs. Mas há formar de reduzir o risco de transmissão:

• A formais mais importante é o uso de preservativo externo (masculino) e/ou interno (feminino) toda vez que fizer sexo. No entanto, preservativos feitos de "materiais naturais", como intestino de ovelha, não protegem contra ISTs.

• Realizar imunização contra HPV, além de Hepatite A e B, se susceptível.

• Realizar tratamento supressivo para herpes, nos casos, de herpes de repetição.

• Utilize PrEP, se possuir alto de contrair o HIV.

Fonte: UpToDate

1.069 visualizações0 comentário